Novembro de 2016

Goodyear apresenta o pneu-conceito Urban Crossover no Salão de Paris

Desenvolvido especificamente para o carro-conceito Lexus UX, pneu combina design e tecnologia inovadora para elevar o conforto a um novo patamar

São Paulo (SP), 6 de outubro de 2016 -  A Lexus apresenta no Salão do Automóvel de Paris, que ficará aberto ao público até o dia 16 de outubro, seu protótipo Lexus UX, equipado com os pneus-conceito Urban Crossover, da Goodyear. O veículo vem equipado com pneus especiais - uma combinação que reflete perfeitamente a colaboração entre as duas empresas.

Quando a Lexus encarregou a Goodyear de desenvolver um pneu para seu novo modelo, pediu duas coisas: revolucionar o design dos pneus e empregar a tecnologia mais avançada. Para refletir o projeto exclusivo do Lexus UX em seus pneus, a Goodyear adotou a mesma filosofia que a Lexus aplicou nesse modelo, em que os elementos internos combinam com o exterior do carro. Seguindo esse princípio, os raios fluem sutilmente até os ombros do pneu, criando um elemento único em harmonia com o restante do automóvel.

As seções dos ombros, que se integram discretamente à roda, dão ao pneu um ar de crossover urbano, enquanto o desenho da banda acrescenta dinamismo. O design do pneu foi criado por meio de uma técnica de esculpir a laser baseada em tecnologia de ponta.

O pneu tem componentes avançados, como a tecnologia SoundComfort da Goodyear, que consiste em um revestimento de espuma de poliuretano de célula aberta acrescentado ao interior do pneu. Essa tecnologia reduz enormemente o nível de ruído gerado pela ressonância produzida na cavidade do pneu com a redução do ruído externa de até 11db, interna de até 4 db, deixando a cabine do automóvel muito silenciosa. Desse modo, o condutor e os passageiros podem desfrutar da música ou da conversa com total tranquilidade ao trafegar com em seu Lexus.

Nesse protótipo, a Goodyear combinou a SoundComfort com sua tecnologia Chip-in-tire, apresentada pela primeira vez no Salão do Automóvel de Genebra em 2014. O chip envia informações para o computador de bordo do carro para melhorar a estabilidade e o desempenho durante as curvas e a frenagem. Dispondo de dados sobre pressão, temperatura e identificação do pneu, o computador pode ajustar automaticamente os algoritmos de controle longitudinal e lateral para proporcionar um excelente desempenho.

Além disso, o novo protótipo conta com a tecnologia RunOnFlat da Goodyear, com flancos reforçados que permitem circular sem problemas por 80 km depois de furos que gerem total perda da pressão.

"Estamos muito orgulhosos de poder apresentar esse pneu inovador para o protótipo do Lexus UX, confirmando a experiência da Goodyear na concepção de soluções personalizadas para equipamentos originais. Nossos designers foram capazes de desenvolver um pneu que segue fielmente a filosofia de carros da Lexus e que também atende às demandas de conforto, prazer ao dirigir e confiabilidade de seus clientes", afirma David Anckaert, diretor geral de desenvolvimento de produtos para equipamentos originais da Goodyear para Europa, Oriente Médio e África. "E tudo isso foi criado com tecnologias que já estão à disposição do consumidor, como ocorre com a Sound Comfort e a RunOnFlat da Goodyear”.

Facebook: www.facebook.com/goodyearbr

Rodrigo Pinotti: rodrigo.pinotti@agenciaideal.com.br / (11) 4873-7927